Layout do blog

Os bastidores do nosso podcast sobre o Big Brother Brasil

Danilo Fernandes • mai. 12, 2023

Quer conhecer os bastidores de "O Brasil Me Obriga A BBB"? Confira este texto agora!

Já comentamos em outro texto por aqui sobre um dos maiores sucessos do ComéquePOD: nosso podcast do BBB. Foi uma grande surpresa para nós quando, no final de 2022, ele apareceu com um dos destaques do Spotify Brasil.


Mas é claro que criar e manter um podcast sobre o maior reality show do Brasil tem seus altos e baixos. E é isso que viemos trazer aqui.

🏗️ A estrutura do podcast

"O Brasil Me Obriga a BBB" é um podcast que surgiu de repente, às vésperas do BBB22. Para quem não se lembra, foi a edição que consagrou o polêmico Arthur Aguiar como campeão.


A premissa do nosso programa é reunir uma galera para comentar sobre o programa duas vezes por semana em lives no YouTube. Além disso, o objetivo inicial com o podcast era que pudéssemos encher a cara com entretenimento televisivo e esquecer um pouco as aflições de um ano eleitoral tão conturbado como sabíamos que seria 2022. Daí o nome do podcast.


Fora isso, também estávamos apostando em mais uma edição do sucesso do reality, como aconteceu em 2020 e 2021. Infelizmente tanto a edição de 2022 como a de 2023 foram vistas por muita gente como "flopadas" e como um jogo de cartas marcadas. Obrigado, Tiago Abravanel e docshoes.


Mas voltando o foco ao nosso podcast, podemos dizer que sua estrutura é bem simples a princípio: organizamos um time de quase 10 pessoas que se alternavam para fazer gravar as lives duas vezes por semana, geralmente aos domingo e às quartas-feiras. No primeiro ano os participantes foram se alternando naturalmente entre uma live e outra, mas na segunda edição tivemos que nos organizar antecipadamente para evitar que todo mundo entrasse na mesma live e faltasse tempo para todos exporem seus comentários e opiniões.


Ao final de cada live nós baixávamos o conteúdo em áudio e importávamos este arquivo para um programa de edição para ser tratado e lapidado, dando um acabamento melhor no material para quem fosse nos ouvir pelos aplicativos de podcast. Dica: já fizemos um texto por aqui sobre como transformar lives em podcasts. Você pode ler e aprender a fazer o mesmo!

📚 Material de apoio

Um dos segredos para se fazer um podcast bem estruturado, mesmo sobre um programa de entretenimento, é ter um bom material de apoio. É importante ter algum tipo de material complementar para embasar seus comentários, e não apenas assistir ao material principal. Quando mais bagagem cultural, melhor.


No nosso caso, além de assistir a absolutamente todos os dias do programa, também contávamos com outros tipos de suporte.


Curiosidade: na edição de 2022 alguns dos membros d'O Brasil Me Obriga a BBB chegaram a assinar o GloboPlay para acompanhar momentos da casa ao longo do dia. Porém, em 2023 isso ficou um pouco mais difícil de fazer pois a maioria de nós estava ocupada com outros tipos de obrigação.


No entanto, deixar de acompanhar a transmissão ao vivo não foi prejudicial porque o dia a dia dentro da casa do BBB geralmente é muito parado e tedioso. Sendo assim, nosso primeiro material de análise era a própria edição do programa, que passava toda noite no canal da Globo.


Um outro tipo de suporte que sempre pudemos contar era simplesmente o fato de que alguns participantes do podcast já estavam habituados a assistir o BBB desde sempre, enquanto alguns já não assistia nada há mais de uma década. Portanto, muitas curiosidades que rechearam nosso podcast já eram conhecimento adquirido há muito tempo pelos fãs de longa data.


As redes sociais também foram de grande apoio para nosso podcast. Canais do Telegram e o Twitter foram ótimas companhias nesses dois anos. Em 2023 o Twitter passou a sofrer um grande abandono por parte dos usuários e jamais perdoaremos o Elon Musk por isso, mas o Telegram ainda conseguiu dar o apoio necessário.


Mas o que consideramos um ponto forte na nossa organização é que temos três "nerdolas da planilha" na equipe, incluindo este que vos escreve. Cada um desses três membros do podcast decidiu, de forma independente, criar planilhas para analisar alguns dados importantes envolvendo o programa e os participantes. São informações sobre o histórico dos paredões, números de audiência, engajamento nas redes sociais, seguidores no Instagram de todos os participantes e previsões de paredões. São dados tão completos e relevantes para as pautas do podcast que precisamos criar uma seção no nosso grupo interno chamada "estatísticas e nerdices".


Com todos esses pontos mencionados acima nós conseguimos criar um podcast único, que dificilmente pode ter seu formato copiado totalmente por outras pessoas.

📈 Comparando as edições de 2022 e 2023

Além do destaque que tivemos com nosso podcast em sua primeira temporada, outro aspecto que nos traz orgulho é a nossa persistência em fazer um programa duradouro e praticamente sem falhas no cronograma. Em se tratando de Big Brother isso ainda é mais difícil.


Sabemos da complexidade em manter ativo um produto como este devido à nossa escala semanal de trabalho, mas também por termos ciência que existem outros podcasts sobre o Big Brother que tentaram vingar com o tempo mas não conseguiram. E por trás disso existem vários motivos: inexperiência dos novos podcasters, desânimo por já existirem programas como o nosso, falta de feedback dos ouvintes e até mesmo a decepção com uma edição fraca.


Comparando com a edição anterior, em 2023 tivemos uma versão mais evoluída do nosso podcast. Dessa vez já sabíamos desde o início quantos episódios faríamos por semana e quais seriam os dias de gravação e lives. Além disso, também separamos um espaço na agenda - e no feed - para episódios de cortes, com trechos de melhores momentos que tiveram duração variada entre 2 e 14 minutos.


Quanto às lives, em 2022 elas tiveram a duração total de 33 horas, que depois se transformaram em 19 horas de podcast. Isto porque "O Brasil Me Obriga A BBB" é pensado inicialmente para ser um podcast. Portanto, para nós não faria sentido manter o conteúdo de cada live na íntegra, sem nenhum tipo de tratamento de pós-produção.


Em 2023 fizemos mais tempo de live, totalizando 42 horas. Desse tempo, mais de 32 horas entraram no produto final. O resultado disso foram mais episódios (sem contar os cortes) e um maior aproveitamento das conversas que tivemos ao vivo com nossos espectadores. Aumentamos nosso "conteúdo útil" de 59% para 76% em apenas um ano, somente nos organizando melhor antes de cada gravação.

👺 Dificuldades enfrentadas

Além das dificuldades causadas pelo programa em si, como participantes que se recusavam a jogar em 2022 e fã-clubes agressivos que ajudaram a afundar a edição de 2023, tivemos um problema que é praticamente intrínseco a essa dinâmica de fazer um podcast sobre um reality show: tudo precisa ser feito com rapidez e qualidade, mas quase nunca isso é possível.


Vamos explicar melhor: o Big Brother é um programa que é transmitido em tempo real para os expectadores, mas quase nunca estamos disponíveis para comentar as coisas enquanto elas acontecem. Por exemplo, quando o Bruno Gaga desistiu do programa, estávamos perto do Carnaval e ninguém estava de plantão para comentar o fato ou o seu desenrolar. Só conseguimos falar sobre isso uma semana depois, com um episódio que resumiu vários dias da casa após o nosso retorno do Carnaval.


Em outras vezes, nós até conseguimos falar sobre os acontecimentos assim que começamos uma live, mas até finalizarmos a transmissão e editar o programa, já passaram-se horas (talvez até dias).


E por causa disso nos vem o questionamento: devemos priorizar o público que quer a notícia quente e então postamos o podcast sem edição? Ou devemos pensar em quem vai nos ouvir, independente do dia, e dessa forma podemos editar nosso programa com mais dedicação? Não existe uma resposta certa para isso pois é algo que iremos aprendendo a cada tentativa e a cada edição.


Talvez uma solução para isso seja colocarmos mais uma pessoa responsável pela edição do podcast na equipe, de forma que ela esteja a postos para editar o programa no meio da madrugada e disponibilizá-lo logo pela manhã. É uma possibilidade. (Quer apostar nessa ideia? Considere patrocinar nossos podcasts. Entre em contato!)


Além disso, temos todo um cuidado estético e visual. Seria ótimo alguém da área do Design na nossa equipe para criarmos as capas e os posts no Instagram com mais agilidade.


Pode ser que a solução para nossos atuais problemas seja dividir (as funções) para conquistar.


Mas isso é algo para ser pensado com calma ao longo do ano, porém antes que a próxima edição comece.


E por hoje é só! Esperamos que esse post tenha sido interessante de alguma forma para você. Não deixe de comentar e compartilhar se você gostou de verdade.


Até a próxima!

Por Danilo Fernandes 21 out., 2023
Post especial do Dia do Podcast sobre o público ouvinte de podcast.
Cooler do computador com o logotipo do ComéquePOD refletido ao lado
Por Danilo Fernandes 30 jun., 2023
Leia e saiba quais equipamentos usar para criar seu podcast!
Por Danilo Fernandes 03 jan., 2023
A ano começou e queremos compartilhar nossos planos com você!
Arte do Spotify cheia de cores e com o texto: a retrospectiva 2022 chegou.
Por Danilo Fernandes 02 dez., 2022
Confira como foi o ano do ComéquePOD e seus spin-offs no Spotify!
Fone de ouvido e microfone profissional
Por Danilo Fernandes 25 nov., 2021
Se você procura seu primeiro equipamento, esse post pode te ajudar.
Share by: